Personagens Hanna Barbera – conheça a história e 9 desenhos inesquecíveis da dupla.

Personagens Hanna Barbera – conheça a história e 9 desenhos inesquecíveis da dupla.

Os nomes de William Hanna e Joseph Barbera, com certeza, já foram ouvidos pela maioria dos jovens adultos de hoje.

Hanna e Barbera, como são popularmente conhecidos, foram dois talentosos cartunistas e diretores de animação, responsáveis por centenas de personagens incríveis que marcaram a infância de muitas gerações desde os anos 40 até os dias atuais.

Como tudo começou?

Nascido em Melrose, nos Estados Unidos, em 1910, William Hanna estudou engenharia, mas, em um período de crise econômica, ele acabou indo trabalhar em um departamento de desenho nos estúdios Harman-Ising.

Por sua vez, Joseph Barbera, filho de imigrantes italianos, nascido em Manhattan, em 1911, já demonstrava um certo talento para as animações desde a infância e acabou cursando aulas de desenho e faculdade na mesma área a fim de aprimorar seu dom.

Porém, Barbera foi boxeador e trabalhou ainda como banqueiro antes de começar a trabalhar no primeiro estúdio de desenhos animados em 1927, iniciando, finalmente, sua carreira como cartunista.

Até que em meados de 1937, Hanna e Barbera se conheceram porque trabalhavam no mesmo lugar com suas mesas uma de frente para a outra. Mas, somente em 1939 começaram a trabalhar juntos, pouco tempo depois de William Hanna ter assumido o cargo de diretor na unidade de animação dos estúdios MGM Cartoons.

Ali começava uma das maiores parcerias de animações já vistas até hoje, e em 1940, eles criaram juntos a dupla de gato e rato mais amada de todos os tempos: Tom & Jerry.

Tom correndo atrás do Jerry

Tom & Jerry estiveram sob o comando de Hanna e Barbera de 1940 até 1957, ganhando sete vezes o Oscar de melhor curta de animação durante esse período.

A união de Hanna e Barbera

Os dois cartunistas, até então funcionários da MGM, queriam alçar voos mais altos e tentaram trabalhar com Walt Disney, pois era o nome mais importante da época quando o assunto era animação, mas a parceria não aconteceu de fato.

Foi então que, em 1957, nasceu a Hanna Barbera Productions, que passou a fazer animações para a televisão. A partir daí, surgiram os personagens Hanna Barbera que marcaram a história do desenho animado.

9 desenhos inesquecíveis de Hanna Barbera

1.    Manda Chuva

O desenho contava a história do Manda Chuva, que era líder de uma gangue de gatos de rua. Ele morava em uma lata de lixo e vivia se metendo em várias confusões, colocando sempre seus amigos em apuros.

Os personagens eram bem carismáticos e era possível simpatizar até mesmo com o vilão, que era bem humorado e tinha planos divertidos.

2.    Corrida maluca

Basicamente o desenho se tratava de uma corrida em que os competidores buscavam  o título de corredor mais maluco do mundo.

O desenho se tornou um verdadeiro clássico por estrear personagens como Dick Vigarista, Penélope Charmosa, Peter Perfeito, o cachorro Muttley com sua famosa risadinha, entre outros.

Mais para a frente, a maioria de seus personagens ganharam a própria animação.

3.    Penélope Charmosa

A história tinha como personagem principal a bela Penélope. O vilão Tião Gavião sempre a perseguia por conta da grande fortuna da qual ela era herdeira.

Penélope sempre contava com a ajuda da quadrilha da morte, mas eles raramente chegavam a tempo para salvá-la e ela acabava escapando sozinha do vilão.

4.    Josie e as gatinhas

Baseada nos quadrinhos do mesmo nome, Josie e as gatinhas contava a história de três meninas que tinham uma banda e cantavam vestidas de leopardo. Elas se metiam em estranhas aventuras durante suas viagens, já que nas horas vagas se transformavam em detetives.

O desenho é uma mistura de aventura, humor, mistérios e trilhas sonoras muito bem produzidas para a época.

5.    Speed Buggy

O desenho contava as aventuras de uma turma de jovens com seu buggy Speed, um carro que falava com seus donos. A história girava entre corridas de automóvel e solução de mistérios.

6.    Hong Kong Fu

O desenho contava as divertidas aventuras de Penny, um faxineiro que trabalhava na delegacia de polícia e sempre que ouvia os relatos de Rosemary, a telefonista, para o sargento Flint, ele se transformava em um lutador contra o crime chamado Hong Kong Fu.

O herói saía à procura de bandidos e supervilões para derrotá-los e proteger a cidade.

7.    Os Flintstones

Os Flintstones foi a primeira série de desenho animado exibida em horário nobre. A animação mostrava o cotidiano de uma  típica família americana no século XX, só que na Idade da Pedra.

A série girava em torno de dois casais, Fred e Vilma e Barney e Beth.

Em suas duas primeiras temporadas, a animação era mais indicada para o público adulto, tanto que o patrocinador na época era uma marca de cigarros.

A partir da terceira temporada, o programa começou a migrar para o público infantil e novos personagens foram surgindo, como a Pedrita, filha de Fred e Vilma, e Bambam, filho de Barney e Beth.

Foi depois dos Flintstones que Hanna Barbera se tornou uma gigante da TV americana.

8.    Os Jetsons

Uma espécie de versão futurista dos Flintstones, a família Jetson é atrapalhada e divertida, composta pelos personagens:

George – um pai atencioso, apesar de ser um pouco atrapalhado, estava sempre levando bronca do chefe, o malhumorado Sr. Spacely.

Jane – a mãe dedicada que sempre fazia os melhores jantares apenas apertando os botões dos equipamentos da moderníssima cozinha.

Judy – a filha, uma típica adolescente

Elroy – o caçula, um garotinho de cerca de 10 anos de idade, muito inteligente.

Além da empregada robô, Rosie e o mascote da família, o cachorro Astro.

A série se passava no futuro e os personagens andavam dentro de casa sobre esteiras rolantes, seus veículos não tinham rodas, eram carros voadores e tudo era muito moderno.

9.    Scooby Doo

Um dos desenhos mais famosos do mundo, a turma é formada por quatro adolescentes de personalidades e aparências diferentes, Velma, Daphne, Salsicha e Fred, e o cachorro falante, Scooby Doo.

O protagonista que deu nome à série foi desenhado por Iwao Takamoto e inspirado em um cão dinamarquês. A animação estreou em 13 de setembro de 1969, na CBS.

Os episódios, que usam sempre a mesma fórmula, começam com algum mistério envolvendo um monstro ou um fantasma que deixa algumas pistas pelo caminho e o grupo cria um plano para desvendá-lo.

Depois de aventuras e confusões, o monstro é preso e desmascarado e todo o mistério é explicado. Foi um grande sucesso desde o primeiro episódio.

Conheça a pantufa do Scooby Doo.

Existem muitos outros desenhos clássicos com os personagens Hanna Barbera que marcaram a infância de milhares de pessoas, citamos apenas alguns.

vários personagens Hanna Barbera

Conta para nós, qual é o seu preferido?

Conheça a Zonacriativa

Na Zonacriativa, você encontra uma linha de produtos com os melhores personagens Hanna Barbera, como Funpins e almofadas para decorar e colecionar.

Além disso, a loja oferece inúmeras opções de presentes criativos e colecionáveis que levam a marca do seu personagem, filme ou série favoritos.

Clique aqui e conheça todos os nossos produtos.

Acesse nosso site: www.zonacriativa.com.br

Ligue: (11) 2681-4060

E-mail: contato@zonacriativa.com.br

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments